Neste sábado, 25 setembro, tive o grande prazer de conhecer o trabalho do pessoal do Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo. No segundo e no último sábado de todo mês, uma grande turma de volutários se reunem em prol de 70 famílias carentes.
O trabalho funciona assim: no mês de janeiro eles selecionam por volta de 70 a 80 famílias cadastradas para fazerem parte do programa. Os trabalhos são iniciados em fevereiro e finalizados em dezembro. Durante todo o ano, no segundo e último sábado do mês essas famílias são recebidas pelos voluntários lá no centro (localizado próximo ao setor militar). As mães recebem cursos que vão desde trabalhos de bordadeiras, costura, fuxico a salão de beleza, onde aprendem a fazer unha, cortar cabelo, fazer penteados, etc. As crianças mais velhas participam de oficinas de arte e as mais novas ficam com o pessoal da recreação.
Além disso, eles contam com um atendimento de uma pediatra e um clínico geral, e possuem uma farmácia equiapada com remédios provenientes de doação.
Os trabalhos começam cedo, por volta das 8h, e a primeira atividade é um delicioso café-da-manhã. No final da manhã, eles distribuem as doações de roupas, brinquedos etc. E por fim, o almoço é servido encerrando as atividades.
Cada família recebe uma cesta básica e o dinheiro da passagem para ir embora e para voltar no próximo sábado.
O trabalho desses voluntários é encantador... é um trabalho que alimenta a alma. Não consigo colocar em palavras a emoção que senti ao ver o sorriso daquelas crianças. Contentes e profundamente agradecidas pela atenção que estão recebendo... Neste sábado, acordei um pouco triste e deprimida com os meus problemas, mas ao chegar lá e olhar para a carinha das crianças e das mães, senti uma profundo contentamento e percebi que a alegria pode partir das coisas mais simples da vida!